Local 1
A Infância de Charles Darwin
Charles Robert Darwin nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809 em Shrewsburry, na Inglaterra. Sua família fazia parte da elite intelectual da época e influenciou fortemente sua formação. Foi o quinto filho de Susannah Darwin (1765-1817) e Robert Darwin (1766-1848), um renomado médico com uma notável inteligência intuitiva. Seu avô paterno, Erasmus Darwin (1731-1802), médico, poeta e naturalista nato, publicou ideias sobre evolução em 1792 (Zoonomia). E Josiah Wedgwood (1730-1795), seu empreendedor avô materno, mesmo com poucos estudos formais, transformou a atividade de cerâmica da família em um grande negócio.
Charles Darwin começou sua educação formal aos oito anos, mesma época em que perdeu sua mãe. Ele foi um menino inquieto, em muitos sentidos. Aos doze anos, em um de seus primeiros escritos, sobre um diálogo com uma amiga da escola, ele demonstra, de forma espontânea e engraçada, não ser tão apegado a algumas regras da sociedade. Ele também tinha atividades não comuns para meninos de sua idade. Interessava-se em observar e tentar entender o mundo a sua volta, como também a colecionar besouros, conchas, pedras e outras coisas mais.
Escrito no período
Desde pequeno Charles Darwin gostava de anotar suas experiências. Aos 12 anos escreveu sobre uma conversa que teve com uma colega de escola.
Meu estimado amigo,
você precisa saber que depois de minha Geografia {Georgraphy}, ela disse que eu deveria descer e perguntar pelo pônei de Richards, exatamente quando eu estava indo, ela disse que precisava me fazer uma pergunta não muito decente, que era se eu tomo banho toda manhã não então ela disse que era realmente lamentável então ela me perguntou se eu me lavava em dias alternados, e eu disse que não então ela me disse com que frequência tomava banho, e eu disse uma vez por semana, então ela disse claro que você lava os pés todo dia, e eu disse não, então ela começou a dizer que coisa mais asquerosa e continuou a falar por um bom tempo, então ela disse que eu deveria tomar banho, eu disse que costumava lavar o pescoço e os ombros, então ela disse que seria melhor me lavar por inteiro então eu disse que jamais faria isso, então ela me disse, e me fez prometer que não contaria, então eu disse, ora, apenas lavo os pés uma vez por mês na escola, que confesso ser bem desagradável, mas não tem outro jeito, porque não temos nada para usar quando os lavamos, assim, então, Caroline fingiu estar passando mal do estômago, e deixou a sala, então eu sai e contei a Erasmus, e ele caiu na risada e disse que seria melhor eu dizer a ela para vir e lavá-los ela própria, além disso ela disse que não gostava de se sentar ao meu lado e ao lado de Erasmus pois nós tínhamos cheiro de quem não se banhava por inteiro, lá ficamos sentados discutindo por um bom tempo.
Afetuosamente, Seu amigo