Local 12
Sul inquieto: disputas políticas
Ao ancorarem em Montevidéu (Uruguai), em 26 de julho, foram imediatamente informados que a política local estava inquieta. No dia seguinte, visando fazer medições com o sextante, FitzRoy foi à ilha Rato acompanhado de Charles. Lá, “uma cobra com duas pequenas barbatanas traseiras” despertou a atenção de Darwin, que cogitou ser aquela uma transição entre cobras e lagartos.
No dia 28, ao desembarcarem no Monte (a colina mais alta da região), avistaram uma planície ondulante e gramada, com grandes rebanhos. Charles não se impressionou com o que viu. Contudo, a sensação de caminhar sobre sua imensidão e a beleza dos pequenos pássaros com cores brilhantes nunca antes vistas o deslumbraram.
Num outro dia foi com o capitão até a cidade, e ela também o decepcionou. Charles a considerou sem beleza arquitetônica, e achou as ruas irregulares e extremamente sujas. Porém, elogiou os habitantes por seus físicos atléticos e seus belos rostos expressivos.
Ao saber da existência de antigas cartas espanholas da Patagônia em Buenos Aires, no último dia de julho o Beagle cruzou o rio da Prata, rumo à Argentina, onde não tiveram uma recepção amistosa. Logo voltaram a Montevidéu, mas os dias que se seguiram foram cenário de disputas acirradas entre partidos opostos. Somente no dia 13, quando os problemas políticos e o clima lhes deram uma trégua, foi possível caminhar pela região. Charles ficou incomodado pela forma com que os grupos rivais se enfrentavam, e com a troca constante do grupo vitorioso. Comparou as batalhas presenciadas com as revoluções sangrentas na Europa e concluiu que seria difícil saber qual delas deveria ser mais temida.