Local 15
Impressionante encontro com borboletas
Em 26 de outubro, o Beagle retornou a Montevidéu para comprar mantimentos e buscar as valiosas correspondências. Darwin, além das cartas, recebeu uma encomenda: o segundo volume dos Princípios da Geologia, de Charles Lyell. Voltaram à Buenos Aires em 2 de novembro e desta vez receberam um tratamento mais respeitoso da guarda costeira. Charles aproveitou para passear pela cidade. Frequentou o teatro e se encantou com o charme das senhoritas espanholas. Após uma semana, voltaram à Montevidéu mas, devido às condições do vento, só chegaram em 14 de dezembro.
Dia 26, partiram rumo à Terra do Fogo, tendo como principal missão devolver três fueguinos à sua terra natal. Eles haviam sido levados à Inglaterra na expedição de 1830, e FitzRoy estava ansioso para repatriá-los.
À noite do dia 3 de dezembro, lançaram âncora nas proximidades de San Blás, onde as tripulações do Beagle e das escunas alugadas por FitzRoy conversaram sobre as condições de tempo enfrentadas durante os trabalhos de mapeamento hidrográfico, e contaram histórias de suas aventuras. No dia seguinte, partiram juntos rumo ao Sul.
Ao cair da noite, a tripulação presenciou um fato inusitado: uma nuvem quilométrica de borboletas passou pelo Beagle, surpreendendo a todos, até mesmo FitzRoy.