Local 18
O Canal do Beagle e solo nada favorável!
No dia 15 de janeiro de 1833, depois do transtorno enfrentado na viagem para York Minster, o comandante decidiu rumar para Leste, ancorando na enseada Goree, na Ilha Lennox. Dessa forma, ficaram protegidos do vento e do mar. Estavam perto da entrada leste do Canal do Beagle e próximos ao povo de Jemmy Button, em terras dos Yámanas.
Além de devolver os fueguinos a sua terra natal, deveriam, encontrar uma região para assentar o missionário Richard Matthews da Church Missionary Society. No dia 16, dois botes foram enviados a região onde caminharam até encontrar uma localidade promissora para agricultura. Mas, ao avaliá-la, perceberam que se tratava de um grande pântano, habitado por gansos e guanacos, e apenas turfas cresciam ali. Toda a região era um alagadiço de difícil cultivo.
O capitão decidiu que deveriam rumar mais ao norte para a enseada de Ponsonby e baía de Wulaia (Woollya) onde todos os fueguinos seriam repatriados. No dia 19 de janeiro, partiram em três baleeiras e uma iole levando objetos doados pela sociedade Missionária ao Matthew. Manteigueiras, aparelhos de chá, toalhas de linho, armário de mogno, taças de vinho e outros itens similares mostravam um desconhecimento total dos doadores sobre a região. Os recursos poderiam ter sido melhor aplicados.
Entraram no Canal do Beagle à tarde e encontraram uma paisagem singular, com águas calmas, terras recortadas por várias enseadas e árvores cujos ramos se estendiam por cima da água salgada. Navegaram até o entardecer, quando encontram um local tranquilo para ancorar os botes, erguer as tendas e acender as lareiras. Um cenário que inspirava paz e tranquilidade.