Ilha Navarino, Terra do Fogo. 20 de janeiro a 25 de fevereiro de 1833

Local 19

WULAIA e a Cordilheira Darwin

Dia de 20 de janeiro, entraram em uma área densamente habitada por fueguinos. Assim que avistaram as quatro navegações, os fueguinos acenderam lareiras, chamando a atenção da tripulação e divulgando a chegada dos forasteiros. Um dos grupos de fueguinos surgidos de uma falésia próxima a embarcação impressionou Darwin pela selvageria. Completamente nus e com cabelos compridos, eles saltavam e gesticulavam com braços em torno da cabeça, soltando gritos assustadores, com aparência tão exótica que mal pareciam desse planeta.

Navegar pelo Canal do Beagle foi muito agradável. Dos dois lados do canal relativamente estreito viam-se morros de ardósia cobertos de matas de faia. À medida que iam se dirigindo ao norte, as montanhas tornavam-se mais altas e irregulares, com matas escuras e picos parcialmente cobertos de neve.

Dia 22 entraram na enseada Ponsonby desembarcando entre o povo do Jemmy Botton, os Yámanas. No dia seguinte, guiados com perfeição por Jemmy, foram até uma angra onde sua família residira, a baia de Wulaia. Jemmy reconheceu a voz de seu irmão numa distância enorme, mas quando se encontraram lamentavelmente descobriu que não conseguia mais se comunicar bem na sua língua.

Em Wulaia, a tripulação teve uma ótima surpresa: pela primeira vez encontraram uma grande extensão de solo rico e limpo que parecia adequado para plantação de vegetais europeus. Havia uma família de fueguinos vivendo por lá que enviou uma canoa para buscar os parentes de Jemmy. Enquanto aguardavam, investiram seu tempo na construção de uma pequena colônia inglesa com três casas e duas hortas.

A notícia da chegada dos ingleses foi se espalhando e em alguns momento havia mais de 100 Yámanas observando o trabalho da tripulação. Eles estavam pacíficos e calmos, mas pediam tudo que viam ou roubavam quando tinham oportunidade. No dia 27, provavelmente por conta de um confronto entre um ancião e um sentinela, o clima ficou tenso e inesperadamente mulheres, crianças e homens partiram. FitzRoy achou melhor a tripulação se retirar para um lugar mais seguro. Matthews e seus homens passaram uma noite apavorados. Mas, na manhã seguinte, quando a tripulação retornou tudo estava calmo.

O capitão resolveu enviar uma baleeira e o iole de volta ao Beagle. Seguiram pelo braço Sudeste do Canal do Beagle, com as outras duas baleeiras rumo a enseada Whaleboat e Ilha Stewart.

No dia 29 de janeiro, quando FitzRoy, Darwin e os tripulantes estavam acomodados em volta da fogueira, houve um grande incidente com o desprendimento de uma enorme geleira, provocando um estrondo amedrontador. Um imenso volume de espuma se elevou do mar, seguido de grandes ondas que avançaram velozmente na direção deles. Seus barcos estavam fora d`água, e Darwin e três homens correram para a areia para puxá-los para uma área mais elevada, evitando que os mesmo fossem lançados ao mar. A iniciativa de Darwin deixou FitzRoy tão grato que, quando passaram por uma cordilheira no dia seguinte, nomeou-a Cordilheira Darwin, em sua homenagem.

Quando retornaram à Baía de Wulaia em 6 de fevereiro, descobriram que Matthews passava por dificuldades. Sua horta havia sido pisoteada e vários artefatos roubados. Apenas os objetos de maior valor escondidos estavam a salvo. FitzRoy decidiu resgatar o missionário e deixar apenas York, Fugia e Jemmy por lá. A separação trouxe uma certa tristeza, mas ainda se encontrariam mais uma vez.

Mapa localizando a enseada Ponsonby, a baía de Woollya (ou Wulai), a enseada Whaleboat, a ilha Stewart e o canal de Beagle ao Sul da ilha grande da Terra do Fogo:

Escrito no período

Darwin ficou encantado com o Canal do Beagle. No dia 29 de janeiro escreveu em seu diário:

“Um dia, quando caminhávamos juntos, ele expressou vivamente grande admiração por Lamarck e seus pontos de vista sobre evolução. Ouvi com silencioso espanto, e até onde posso me lembrar, aquilo não teve qualquer efeito sobre mim. Eu já havia lido a Zoonomia de meu avô, em que são apresentadas visões semelhantes, mas sem que me produzissem impressão alguma. Contudo, é provável que ouvir a defesa de tais pontos de vista tão cedo na vida possa ter contribuído para que os definisse de forma diferente em meu A origem das espécies. Naquela época eu admirava muito a Zoonomia; mas, ao lê-la uma segunda vez, após um intervalo de 10 ou 15 anos, fiquei muito desapontado pela imensa dose de especulação relativa aos fatos apresentados.”

No dia 29 de janeiro, houve um incidente perto de uma enseada causada pelo desprendimento de uma geleira. A iniciativa de Darwin deixou FitzRoy tão grato que lhe rendeu uma homenagem:

Arrastamos nossos barcos para fora da água pela areia e estávamos sentados em volta do fogo, acerca de 200 jardas [180 m] dele, quando um barulho ensurdecedor nos fez tremer: toda a frente do penhasco gelado veio abaixo, e do mar elevou-se um enorme volume de espuma. O eco reverberou em todas as direções na grande montanha que nos cercava; mas toda a nossa atenção imediatamente se dirigiu para as grandes ondas que avançavam tão rapidamente que mal houve tempo para os mais ativos em nosso grupo correrem e agarrarem os barcos antes que eles fossem lançados à praia como cabaças vazias. Graças ao esforço daqueles que os agarraram ou pegaram os seus cabos, os barcos foram puxados mais para cima, para fora do alcance de um segundo e de um terceiro vagalhão; e tivemos boas razões para nos alegrar por terem sido salvos a tempo. Porque se o sr. Darwin e dois ou três homens não tivessem corrido logo, as embarcações teriam sido arrebatadas irremediavelmente pelo mar. O vento e a maré as teriam levado para os além da distância que um homem pode nadar; e aí, que prêmios não seriam para os fueguinos, mesmo se tivéssemos escapado. Na extremidade da ponta arenosa em que estávamos, havia grandes blocos de pedra que pareciam ter sido transportados das montanhas adjacentes, seja sobre massas de gelo, seja pela força de ondas tais como aquelas testemunhado. Se nossos barcos tivessem batido nessas pedras, e não na areia macia, nosso dilema não seria menor do que se tivessem sido arrastados. ... No dia seguinte, 30, passamos por uma grande extensão de água que chamei de enseada Darwin – em homenagem a meu companheiro de mesa, que com tanta boa vontade se dispôs ao desconforto e ao risco de um longo cruzeiro em um pequeno e carregado navio

Você sabia?

  • Que Darwin e os marinheiros do HMS Beagle acamparam próximos à uma família de nativos, que pertencia ao grupo de Jemmy, os Tekenika? Ficaram impressionados, pois apesar de estarem despidos, ao se aproximarem da fogueira, os nativos silenciosos e inofensivos, tinham suor escorrendo pelo corpo.
  • Que Jemmy havia tido um “sonho em sua cabeça” que seu pai havia falecido e quando soube da noticia do falecimento do mesmo, não se impressionou? Jemmy ficou conformado com o fato, pois seu sonho apenas confirmou sua intuição. Por não terem o hábito de falarem sobre os mortos, ele jamais conseguiu descobrir quaisquer detalhes sobre seu pai.
  • Que Jemmy reconheceu a voz de seu irmão a uma distância considerável? Darwin relatou esse fato no diário e acreditou que Jemmy seria capaz de reconhecer a voz do irmão ao triplo da distância que qualquer inglês poderia fazê-lo.
  • Que os fueguinos tinham visão tão apurada que eram capazes de enxergar como se usassem uma luneta? Tanto Jemmy quanto York viam navios a uma enorme distância, onde somente eram avistados pelos marujos com o equipamento.
  • Que ao saberem da chegada dos ingleses, um grupo de Yámanas correu tanto que ao chegarem ao acampamento, seus narizes estavam sangrando e falavam tão rápido que suas bocas espumavam? Darwin ficou tão abalado com o fato que descreveu sua aparência como de diabos que vinham de uma luta, pintados de vermelho e preto.
  • Que Darwin ficou lisonjeado com a homenagem de FitzRoy, ao colocar seu nome à uma grande montanha, rodeada por geleiras, que comentou o fato em uma carta a sua irmã Catherine?
  • Que o incidente com o desprendimento de uma enorme geleira, seguido por enormes ondas que avançaram velozmente na direção as baleeiras, foi um tsunami?
  • Que o incidente em que Darwin salvou as baleeiras, juntamente com outros marujos, foi tão importante para a relação entre FitzRoy e Darwin? Neste episódio, FitzRoy sentiu que Charles estava sentindo-se parte da tripulação HMS Beagle.
  • Que atualmente, os fueguinos foram praticamente extintos?
  • Que em 2009, o Instituto de Comemoration Histórica do Chile colocou uma placa na Caleta Wulaia em comemoração ao aniversário de 200 anos de Darwin?
  • Que desde 2005, existe um monumento em homenagem da estada de FitzRoy na Caleta Wulaia do Instituto de Comemoration Histórica do Chile e da Sociedade Chilena de História e Geografia?

Para saber mais...

Galeria