Montevidéu e Mercedes, Uruguai. 04 de novembro a 07 de dezembro de 1833

Local 24

Conhecendo o rio Uruguai e seus afluentes

Ao contrário do que esperava, ao embarcar no Beagle no início de novembro, Darwin descobriu que permaneceriam ancorados em Montevidéu até o começo de dezembro, para que as informações levantadas pelas escunas Paz e Liebre fossem incluídas nas cartas náuticas por FitzRoy. Dessa maneira, Darwin decidiu aguardar em terra para aproveitar melhor o mês que ficariam no Uruguai.

Nos dias 6 e 7 de novembro galopou até a extremidade leste das Barrancas de San Gregório, sem notar novidades na geologia, mas considerou muito agradável o passeio pelas margens do Rio da Prata. Ele se divertiu com a destreza dos Peões ao atravessarem os rios com seus cavalos.

Após cinco dias esperando a autorização oficial para excursionar pelo interior, Darwin foi conhecer o rio Uruguai e um dos seus afluentes, o Rio Negro. Recordou que quando chegou a Montevidéu pela primeira vez, achou a região singularmente plana, mas depois de galopar sobre os Pampas, reconsiderou suas impressões. A região é repleta de ondulações, e graças a essas irregularidades, há uma abundância de pequenos rios e a turfa é verde e exuberante.

Durante o período de 14 a 28 de novembro, Charles viajou entre Montevidéu e Mercedes, conhecendo mais sobre a vida nas Estâncias e de seu povo. Ao se preparar para retornar ao Beagle para viajar à Terra do Fogo, Darwin refletiu sobre sua estada. Considerou os gaúchos solícitos, polidos e hospitaleiros, mas ficou impressionado com as violentas brigas em que se metiam por motivos tolos. Ficou alarmado com o nível de corrupção instalada no país, assim como com a impunidade das classes mais altas. Por outro lado, se surpreendeu positivamente com o excelente gosto de todas as mulheres na maneira de se vestir, com os bons modos do povo em aspectos da vida e, principalmente, com a notável igualdade entre todas as classes da sociedade.

No dia 5 de dezembro Darwin se despediu do Uruguai e retornou ao Beagle. Na madrugada do dia 6 recolheram a âncora e subiram o rio em busca de água doce. No dia 7, com os ventos favoráveis, saíram do rio e à noite estavam em águas transparentes. O Adventure seguia na frente do Beagle, agora sob o comando do Sr. Wickham com Sr. Johnstone e Sr. Forsyth, sendo o Sr. Usborne seu sub-cartógrafo. A bordo do Beagle estavam o Sr Kent, do Pylades, como novo cirurgião e o senhor Conrad Martens, artista oficial do navio que substituiu Earle, e que já iniciara sua produção artística.

Escrito no período

Darwin registrou em seu diário o que considerou ser um dos principais prejuízos da guerra brasileira para o Uruguai.

Esta foi a principal praça da guerra Brasileira, uma guerra das mais nocivas para este país, não tanto por seus efeitos imediatos como por ser a origem de uma multidão de generais e de todas as patentes de oficiais. Contam-se mais generais (conquanto não remunerados) nas províncias de La Plata que na Grã-Bretanha. Esses cavalheiros aprenderam a gostar do poder e não têm objeções a um pouco de confrontos armados. Daí surge uma constante tentação a novas revoluções que, na mesma proporção em que se realizam com facilidade, são também destituídas. Mas percebi aqui, e em outros lugares, um interesse muito generalizado na eleição presidencial que está por vir, e isso parece ser um bom sinal para a estabilidade deste pequeno país. Os habitantes não exigem muita educação de seus representantes; ouvi alguns homens discutirem os méritos de alguns deles para Colonia: "que embora não sejam todos homens de negócios, todos eles conseguem assinar seus nomes". Com isto, ficaram satisfeitos todos os homens razoáveis.

Hospedado em um Estância muito grande (mais de 140 km quadrados) Darwin pode conversar com os administradores, o sobrinho do dono e um general que havia fugido do exército argentino. O conhecimento deles sobre outras culturas era muito limitado. Mas, levando em conta seu isolamento a conversa foi bem prazerosa, e encerrada com uma pergunta inusitada:

O capitão por fim disse que tinha uma pergunta que gostaria que eu respondesse, e que ficaria muito grato se eu o fizesse com toda a franqueza. Tremi ao pensar na profundidade científica que estaria envolvida. "era se as mulheres de Buenos Aires não eram as mais lindas do mundo". Eu respondi, "Encantadoras". Ele acrescentou, eu tenho mais uma pergunta, "Por acaso as mulheres em qualquer outro ponto do mundo usam pentes tão grandes assim". Assegurei-lhe solenemente que não o faziam. Ficaram absolutamente encantados. O capitão exclamou, "Vejam só, um homem que viu metade do mundo diz que é verdade; nós sempre achamos que era, mas agora sabemos". Meu excelente juízo estético garantiu-me uma recepção das mais hospitaleiras; o capitão me forçou a aceitar sua cama.

Você sabia?

  • Que Darwin divertiu-se ao ver como os Peons atravessavam os rios em seus cavalos? Ele descreveu que assim que os cavalos começavam a nadar, os homens escorregavam nos seus lombos e agarravam suas caudas para serem rebocados até a margem oposta.
  • Que a Colônia de Sacramento era fortificada, mas isso não impediu que fosse danificada com a guerra Brasileira?
  • Que nesta região, uma igreja foi usada como paiol de pólvora, e foi atingida por um raio? Darwin ficou impressionado com o poder de destruição deste episódio, descrevendo que as ruínas eram um testemunho entre a combinação do raio e pólvora, já que dois terços do edifício foram desmantelados até as fundações.

Galeria