Puerto Deseado e San Julian, Argentina. 23 de dezembro de 1833 a 23 de janeiro de 1834

Local 25

Ainda na Patagônia Argentina

Em 23 de dezembro de 1833, após uma lenta navegação devido aos fracos ventos, o Beagle e o Adventure chegaram a Puerto Deseado. Na mesma época do ano, em 1586, Sir Thomas Cavendish, o segundo inglês a fazer a circunavegação, incluiu na carta náutica esse ancoradouro com uma estreita entrada e uma ravina correndo para dentro da terra em forma de rio.

No dia seguinte, caminhando pelo lado Norte, Charles avistou uma ampla planície que se estendia para todos os lados dividida por vales. Comparada com as terras que viu perto de Baía Blanca, tanto em relação a aparência desértica quanto esterilidade, essa sim merecia o nome de deserto. Ela era composta de pedrisco e pouquíssima vegetação, sem água potável, apenas com água salobra nos vales. Charles encontrou conchas e moluscos na superfície da planície, levando-o a concluir que em algum momento essa região já estivera debaixo do mar. Ficou impressionado ao perceber que, mesmo com uma condição tão adversa, a região tinha muitos guanacos. Assim abateu um grande animal, garantindo carne fresca para todos no Natal.

No dia 25, após os almoço, quase toda tripulação desembarcou na praia onde participaram de vários jogos e brincadeiras. Diversos prêmios foram distribuídos pelo capitão para os melhores corredores, saltadores e lutadores. Era visível a ansiedade e a alegria de cada participante. Ao contrário do primeiro Natal, quando todos ficaram tão bêbados que tiveram que adiar a partida, este foi muito mais divertido e saudável.

No dia 30, navegaram até a Ilha Guanaco para passarem a virada do ano. Nos primeiros dias de 1834, Darwin encontrou um túmulo indígena, mediu a altitude da planície com o barômetro e coletou aves. Como o Adventure ainda precisava de ajustes para navegar no mar, decidiram seguir até San Julian, no dia 4 de janeiro, cerca de 16 km ao Sul, para mapear mais um trecho da costa. Charles pôde permanecer em terra por alguns dias onde fez diversas observações geológicas, e encontrou fósseis de um mamífero pré-histórico (macrauquênia).

Em 20 de janeiro o Adventure seguiu para as ilhas Malvinas e o Beagle ancorou sob o cabo Watchman. No dia 23 ao meio dia, após fazerem observações de latitude, içaram as velas a caminho do Estreito e Magalhães.

Escrito no período

Em 11 de janeiro de 1834, Darwin acompanhou o capitão FitzRoy em uma expedição até o fundo da baía, onde coletou evidências pitorescas sobre as planícies de cascalho, descritas em seu diário.

Novamente parti com o capitão para a entrada do porto. Repentinamente começou a soprar um vento rijo, de modo que o capitão levou o bote para a praia e quatro dos homens, todos armados, prosseguiram a pé, no que se revelou uma longa caminhada. À noite, dois dos membros do grupo não conseguiam mais andar e nós todos estávamos excessivamente cansados. O cansaço vinha de um dolorosíssimo grau de sede e, como estávamos havia apenas onze horas sem água, estou convencido de que isso deve ser atribuído à extrema secura da atmosfera. Mais cedo havíamos sofrido grande mortificação: avistou-se do alto de uma montanha um belo lago e um dos homens se ofereceu como voluntário para caminhar até lá e, não antes de estar muito perto, descobriu tratar-se de um campo pleno de sal branco como a neve. Todos deixaram as armas com os dois que estavam incapacitados e retornaram ao bote. Enviaram-se então homens descansados com um pouco de água e fizemos um sinal de fogo, de modo que, às onze horas, fomos todos apanhados e levados de volta ao navio.

Eu não estava muito cansado, embora tenha chegado ao bote com o primeiro grupo, mas nos dois dias seguintes estive acamado, com muita febre.

Em 14 de janeiro de 1834, Darwin escreveu sobre San Julian:

Saí para caminhar e encontrei diversas conchas fossilizadas. A região lembra com precisão a de Port Desire. Ela é um pouco mais irregular e, graças à ausência de água, mesmo que salobra, tem menos animais. O guanaco, que bebe água salgada, está, é claro, presente. Descobriram-se duas coisas aqui que não sabemos explicar: em um ponto baixo há um grande fomo espanhol feito de tijolos e, sobre um morro, encontrou-se uma pequena cruz. De que antigos navegadores serão estas relíquias é algo difícil de dizer. Magalhães esteve aqui e executou alguns amotinados, como também o fez Drake, que chamou a ilha de "true justice" [justiça verdadeira].

Você sabia?

  • Que nas festividades do Natal, a tripulação do Beagle realizou várias competições e um jogo naval conhecido como "Pendurando o Macaco"? Originalmente, era um barril de rum suspenso em um tripé, mas neste dia, o barril foi substituído por um marinheiro pendurado pelos tornozelos. Essa brincadeira foi retratada por Conrad Martins.
  • Que o guanaco é um camelídeo nativo da América do Sul? Esse animal era abundante nas planícies áridas da Terra do Fogo e Darwin o descreveu em suas Notas de Zoologia.
  • Que Conrad Martins caçou uma pequena ema em Puerto Deseado, que serviu de alimento para os marinheiros. Contudo, parte do animal foi preservada e empalhada, e atualmente encontra-se exposta na Sociedade de Zoologia em Londres?

Galeria