Local 32
Os Andes se elevaram do mar!
Em março de 1835, Charles realizou uma grande expedição terrestre, indo de Santiago (Chile) até Mendoza (Argentina) montado em uma mula. Na ocasião, vislumbrou diversas paisagens distintas e observou a cadeia montanhosa dos Andes, vales com pequenos rios e os campos nos pampas, anotando sobre a geologia, mudanças no relevo, altitude, clima e vegetação, bem como as ruínas de construções e artefactos indígenas da região.
Charles encontrou conchas fossilizadas nas montanhas e ficou intrigado. Assim, começou a se questionar se aquele terreno não havia sido o fundo do mar em épocas pretéritas e se elevado por alguma razão.
Escrito no período
No dia 18 de março de 1835, ao passar a fronteira entre Chile e Argentina, Darwin mencionou em seu diário.
Os funcionários foram muito educados, em parte graças ao fato de eu carregar um passaporte poderoso emitido pelo presidente do Chile. Mas devo expressar minha admiração pela polidez de todo e qualquer chileno. Nesse caso, o contraste é forte com a mesma classe de funcionários na Inglaterra. Posso mencionar uma anedota que na época me chamou a atenção: encontramos em Mendoza uma negra pobre, gorda e muito pequena, com um bócio tão grande que nossos olhos quase involuntariamente nele se fixavam surpresos; mas percebi que meus dois acompanhantes, depois de olharem por um breve momento, tiraram seus chapéus em um pedido de desculpas. Quando um membro das classes mais baixas da Europa mostraria este tipo de recatada polidez para com um pobre e desgraçado objeto de uma raça degradada?
No dia 18 de março de 1835, Darwin escreveu sobre o rio Maypo.
O vale é muito estreito e consiste de um planalto de pedrisco, em geral elevado de alguns pés acima do Rio. O Maypo é mais uma grande torrente de montanha do que um rio: a queda é muito grande e a água tem a cor da lama; o estrondo é muito similar ao do mar, pois ele corre entre grandes fragmentos arredondados. Sobre este fundo, o ruído das pedras batendo umas nas outras é audível de forma muito distinta. As montanhas dos dois lados têm, imagino, de três a cinco mil pés de altura; suas faces são muito inclinadas e nuas, de cor geralmente arroxeada e com pedras de uma estratificação muito impressionante; mas as formas não são selvagens. Se o cenário não é muito bonito, é ao menos impressionante e grandioso.