Galápagos, Equador (parte 1). 1809 a 1824

Local 36

Arquipélago de Galápagos: ilhas inóspitas!

O HMS Beagle ancorou no arquipélago de Galápagos em 15 de setembro de 1835, mais especificamente na ilha Chatham (San Cristóbal), onde Darwin teve as suas primeiras impressões sobre a origem vulcânica das ilhas. O arquipélago de Galápagos encontra-se a 1.000 km de distância da costa oeste do continente americano, com uma área oceânica de cerca de 59.500 km2, contendo treze ilhas principais, seis ilhas menores, além de dezenas de ilhotas e rochedos, totalizando cerca de 8.010 km2 de área terrestre.

Naquele período, os navegantes tinham esse arquipélago como rota por questões de sobrevivência, pois antes de enfrentar a navegação pelo oceano Pacífico, eles abasteciam os navios de água potável na ilha Floreana e de comida fresca para toda a viagem, já que estocavam as enormes tartarugas vivas nos porões. Essas tartarugas denominadas Galápagos davam nome ao arquipélago, eram extremamente abundantes e sobrevivam cerca de um ano sem se alimentarem ou beberem água.

O Caminho Da Extinção

Durante o tempo em que estiveram no arquipélago, Charles descreveu o cenário das ilhas, que possuíam inúmeros vulcões ativos tipo escudo, caldeiras, cones formados por explosões do magma, fumarolas, túneis de lava e cones de poeira vulcânica, que as tornavam quase inóspitas. Charles encontrou dificuldade em caminhar nestes terrenos, contudo, para ele, o mais perturbador foi a ausência de fontes de água natural. Apesar dos pequenos grupos de habitantes de algumas ilhas, que eram exilados do continente, a escassez de nascentes era determinante na dependência do regime de chuvas para coleta de água propicia para o consumo.

Na ocasião, o capitão FitzRoy empenhou-se em mapear a costa das ilhas, enquanto Darwin aproveitou para explorar a natureza primitiva do arquipélago, comparando-o a uma visão do inferno. Entretanto, Charles encontrou neste cenário uma flora e fauna adaptada a essas condições rigorosas. Apesar do arquipélago estar na região equatorial, sofrendo forte influência dos ventos alíseos, as correntes marítimas que cercam as ilhas têm a temperatura mais fria na superfície do mar, proporcionando a ressurgência de nutrientes e, consequentemente, formas de vida exuberantes.

Vivendo o tempo atmosférico
Galápagos - Clima

Escrito no período

Em 15 de setembro de 1835, Darwin desembarcou na ilha de San Cristóbal do arquipélago de Galápagos e escreveu em seu diário.

As Partes Cultivadas Das Regiões do Inferno
Narração de Rafael Tavares Sobral de Sousa
Diabo Das Trevas

Essas ilhas, à distância, têm um contorno uniforme e inclinado, a não ser onde rompido por inúmeras cristas e morros. Toda a paisagem é uma lava negra, completamente coberta por pequenos arbustos sem folhas e árvores baixas. Os fragmentos de lava, onde são mais porosos, são avermelhados e lembram cinzas; as árvores anãs mostram poucos sinais de vida. As pedras negras, aquecidas pelos raios de sol vertical como se estivessem em um forno, são ao ar uma sensação de sufocamento e pesada. As plantas também têm um cheiro desagradável. A região foi comparada ao que podemos imaginar que sejam as partes cultivadas das regiões do inferno.

Charles esteve na ilha Charles (Floreana), onde existe fonte de água natural e registrou em seu diário no dia 25 de setembro.

O principal mal de que se sofrem essas ilhas é a escassez de água. Em muito poucos lugares os riachos chegam até a praia, de modo a gerar facilidades para aguada dos navios. Por toda parte, a natureza porosa das rochas vulcânicas tem a tendência de absorver sem novamente expulsar a pouca água que cai durante o ano. Na colônia, há diversas fontes e pequenas piscinas; dizem que três ou quatro delas jamais falham. Em geral, as ilhas do Pacífico ficam sujeitas a anos de seca e de consequente falta de água; receio que este grupo não venha a ser uma exceção.

O capitão FitzRoy relatou sobre a ilha Chatham (San Cristóbal).

Esta parte da ilha é baixa e muito irregular. Desembarcamos em pilhas de lava negra de triste aparência, estilhaçada, formando uma costa adequada para o pandemônio. Inúmeros caranguejos e iguanas horrorosos corriam em todas as direções enquanto trepávamos de pedra em pedra. Poucos animais são mais feios do que estas iguanas; têm o formato de lagartos, com cerca de três a quatro pés de comprimento, a cor é de um preto sujo; com uma boca grande e um papo pendurado sob ela; uma espécie de crina córnea no pescoço e nas costas; unhas longas e rabo comprido. Estes répteis nadam com rapidez e facilidade – e só então usam os rabos. A poucas jardas da água encontramos vegetação abundante, embora o solo seja de terra solta e areenta, espalhada sobre e entre a lava. É extremamente difícil caminhar.

Você sabia?

  • Que o nome oficial das ilhas Galápagos é Arquipélago de Colombo. A origem do nome Galápagos é proveniente das tartarugas gigantes que habitam as ilhas, pois suas carapaças são similares as selas para montar cavalos, que em espanhol eram denominadas de Galápago.
  • As ilhas Galápagos são formadas por uma rocha vulcânica de cor escura denominada basalto. Tal rocha possui um tipo de lava mais fluido e menos viscoso de todos.
  • Que o vulcão Wolf, com uma altitude aproximada de 1.707m, é o vulcão mais alto de Galápagos, e se encontra no extremo noroeste da ilha Isabela.
  • Que desde que o Darwin esteve no arquipélago de Galápagos, muito pouco da paisagem das ilhas foi mudado? Para haver uma mudança significativa na geografia física das ilhas, ainda será necessário milhares de anos no transcorrer das eras geológicas, para que o desgaste das rochas pelas ações da natureza alterem as ilhas.
  • Que o arquipélago de Galápagos é formado por uma fissura na crosta terrestre denominada de Hot Spot (ponto quente)? Hot Spot é conhecido como uma região de intenso calor no interior do manto da Terra, relativamente estacionário. Neste caso, as ilhas são formadas na convergência das placas tectônicas de Nazca e Sul-Americana.
  • Que o fenômeno El Niño de 1982/1983, considerado o mais severo do século XX, causou grande impacto na vida marinha de Galápagos? O aquecimento das águas superficiais do mar provocou a morte de diversos animais marinhos nas ilhas, pois como a temperatura do mar é habitualmente mais fria, muitas espécies não resistiram ao episódio. Condição diferente quando ocorrem os episódios de La Niña, quando o resfriamento das águas superficiais não altera a vida marinha nas ilhas.
Fenômeno EL Niño
Entrevista com Bolívar Pesantez
As consequências do fenômeno El Niño
Entrevista com Bolívar Pesantez

Para saber mais...

O Clima em Galápagos
Entrevista com Bolívar Pesantez

Galeria