ARQUIPÉLAGO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO, BRASIL. 15 DE FEVEREIRO DE 1832

Local 7

Chegando ao Brasil

Ao pôr do sol de 15 de fevereiro de 1832, a tripulação do Beagle avistou o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, pertencente ao Brasil, ele integra a chamada Amazônia Azul, uma área marítima com mais de 3,5 mil quilômetros na costa oceânica do Brasil.

A Amazônia azul
Entrevista Almirante Bittencourt.
Riquezas brasileiras, Marinha costeira e o Pré-sal
Entrevista Almirante Bittencourt.

Darwin percebeu que o arquipélago não era formado por rochas vulcânica. Em seu diário registrou suas primeiras impressões sobre esse arquipélago.

As primeiras impressões de Darwin sobre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Na manhã seguinte, FitzRoy e Darwin, acompanhados de um pequeno grupo, desembarcaram nos rochedos de São Paulo e ficaram impressionados com o amontoado de aves, completamente dóceis, cobrindo todas as pedras. Darwin já tinha escutado histórias sobre aves que precisavam ser empurradas com os pés para sair do caminho, mas só acreditou vendo. Atobás e Gaivinas foram derrubadas tão facilmente que até Darwin, levado pelo impulso, “entrou na brincadeira”. Para a tripulação, que vivia apenas de provisões conservadas em sal, peixes e pássaros viravam ótimas refeições.

Escrito no período

Era tradição da tripulação dos navios realizar uma cerimônia sempre que se atravessava a linha do Equador. Nessa ocasião a rigorosa disciplina era suspensa. Darwin relatou em seu diário que todos pareciam loucos, vestidos com fantasias e jogando água uns nos outros.

À noite tiveram início as cerimônias para se cruzar a linha: o oficial de vigia avisou da presença de um barco à frente. O capitão voltou-se "a postos, enrizar velas", e seguimos com a finalidade de trocar com o senhor Netuno. O capitão disse-lhe algumas palavras através de uma cornucópia, palavras que resultariam em vir ele nos fazer uma visita pela manhã.

Cruzamos o equador e passei pelo desagradável ritual de ter meus cabelos e minhas barbas raspados. Cerca de nove horas, hoje de manhã, nós, pobres "grifos", trinta e dois ao todo, fomos todos postos no convés inferior. As escotilhas estavam fechadas e aferrolhadas, de modo que estava escuro, e muito quente. Imediatamente vieram a nós quatro comissários de Netuno e, um a um, nos levaram ao convés. Fui o primeiro, e escapei com facilidade. Não obstante, achei o ordálio aquático suficientemente desagradável.

Antes de subirmos, o comissário me vendou e, conduzido desta maneira, ouvia troarem baldes d'água a toda volta. Fui então colocado em uma prancha, que facilmente podia ser inclinada para uma banheira d'água. Eles então encheram minha cara de piche e de tinta e rasparam um pouco da mistura com um aro de ferro áspero. Dado um sinal, fui derrubado de cabeça para baixo na água, onde dois homens me receberam e me afundaram. Por fim, bem contente, escapei. A maior parte dos outros recebeu tratos muito piores, com misturas sujas sendo enfiadas em suas bocas e esfregadas em seus rostos. O navio inteiro era uma chuveirada, com água voando para todos os lados. É claro que nenhuma pessoa, nem mesmo o capitão, passou incólume de ficar ensopada.

Você sabia?

  • Que Darwin tinha muitas crises de enjoo durante a viagem? Quando o mar ficava agitado, era comum que ele ficasse indisposto. O melhor remédio era deitar-se, de preferência na rede.
  • Que FitzRoy era extremamente severo com a tripulação, chicoteando por qualquer ato que julgasse inoportuno? Logo no inicio da viagem, Darwin testemunhou vários tripulantes serem chicoteados por causa da bebedeira do dia de Natal.
  • Que era comum os navios atracarem em algumas ilhas em busca de comida fresca para a tripulação, como pássaros, pequenos mamíferos e tartarugas? Isso acontecia nas ilhas de Cabo Verde, São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha e Galápagos.
  • Que o pico de Tenerife (ilhas Canárias) era considerado o marco zero que se registrava a longitude? Atualmente, este marco é em Greenwich (Inglaterra). Na época, FitzRoy considerava ruim esse marco no pico de Tenerife, pois não haviam dados satisfatórios da posição exata deste ponto em relação aos pontos circunvizinhos. Darwin estava ansioso para visitar o pico Tenerife, mas devido a boatos de um surto de cólera na Inglaterra, toda a tripulação foi impedida de desembarcar, deixando Darwin bastante frustrado.
  • Que Darwin foi o primeiro a perceber a importância do plâncton para a cadeia alimentar oceânica?
  • Que Darwin utilizou um microscópio Bancks para observar as amostras coletadas por ele? Ele produziu 20 pranchas para ilustrar suas Notas de Zoologia.
  • Que o primeiro trabalho geológico de Darwin foi examinar a estrutura da ilha das Codornizes (Cabo Verde)? Neste trabalho ele analisou a geologia local.
  • Que FitzRoy, ao sair de todos os portos por onde estiveram, sempre marcava o ângulo magnético, a inclinação e a variação diária em relação ao Sol, seguindo as instruções rigorosas do Capitão Beaufort? Essas informações seriam fundamentais para a navegação e localização do navio com relação às estrelas.
  • Que Darwin foi o primeiro cientista a supor que o arquipélago de São Pedro e São Paulo seria um afloramento dos picos de uma cadeia montanhosa do fundo oceânico?

Linha do tempo

  • Andrew Jackson foi eleito presidente dos Estados Unidos em 1832.
  • Nasceu Gustave Eiffel, o projetista da Torre Eiffel (Paris) em 15 de dezembro de 1832.
  • Em 22 de março de 1832, faleceu o famoso escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe.
  • Em 4 de março de 1832, faleceu Jean-François Champollion, importante linguista francês, que decifrador dos hieróglifos egípcios.

Para saber mais...

Arquipélago no meio do oceano conquista cientistas brasileiros - SBT Brasil (08/07/17)
Arquipélago de São Pedro e São Paulo 1/3 SBT

Galeria